A qualidade na conexão com os filhos

Muitos pais se culpam em não ter tempo para estar com os filhos. Mas será mesmo que tudo é uma questão de tempo?

por Filipe Freitas

“Não tenho tempo”. “Trabalho demais”. “Faço tudo isso para dar o melhor para meus filhos”.

Essas são frases ditas diariamente por pais e mães no dia a dia, nos consultórios psicanalíticos, nas escolas e, principalmente, entre os próprios pais da criança ou os responsáveis dela.

São frases que demonstram culpa, angústia, tudo porque esses pais sabem que precisam passar tempo com seus filhos, mas o tempo que lhes sobra é pouco, e o que lhes resta é o cansaço.

Mas é tempo mesmo que a criança demanda de seus pais?

Em verdade, o que a criança demanda de seus pais é algo chamado atenção. A criança chora, adoece, faz travessuras, agride o amigo, não quer comer, não quer dormir, e todos parecem saber que ela precisa de atenção.

Mas como dar atenção se não há tempo disponível?

Ora, isso é uma crença limitante.

Atenção é um estado e não uma medida.

Dessa forma, entenda que não é uma questão de quantidade de atenção, como algo medido em horas dedicadas à criança. Fazer isso é ineficiente por três fatores básicos:

  • Você não tinha tempo antes, não vai ter agora;
  • A criança percebe seu controle do tempo;
  • Ela vai demandar ainda mais tempo de você.

Isso ocorre porque a criança vai sempre querer o que para você é o mais importante. Como você está querendo dar tempo para a criança e esse tempo é precioso para você, a criança, por lógica, vai querer essa preciosidade sua.

Agora, quando você se conscientiza de que atenção é um estado, ou seja, uma forma de conexão com seu filho, a criança sabe que, mesmo em momentos de correria, ela é considerada e atendida.

Exemplo: você está preparando um jantar para os amigos e obviamente não pode ficar o tempo todo com seu filho. Ele está brincando sozinho. De repente ele vê você o observando subindo perigosamente numa cadeira. Então ele desce e volta a brincar com o brinquedo de antes.

O que podemos entender desse exemplo?

Que a criança sabe que os pais estão atarefados, mas não estão desconectados dela, nem de suas necessidades básicas, que neste caso foi proteção e segurança.

Perceba que você não precisou se sentar com a criança e passar tempo com ela, mas apenas ofereceu seu olhar, sua atenção, seu cuidado.

A conexão é um pilar para a educação de filhos em tempos modernos. Muita tecnologia, falta de tempo. Mas quando os pais mantêm a conexão com seus filhos, eles se sentem seguros e atendidos, e isso faz com que eles amadureçam e compreendam que seus pais têm outras responsabilidades. Além disso, essas crianças vão valorizar o pouco tempo com seus pais, porque também entenderam o significado de conexão, que neste caso ficou caracterizado pelo estado de atenção.

Author:

Comente

Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram